Páginas

sábado, 16 de dezembro de 2017

Caderninho para as crianças da Primária (Parte I)

Nossaaaa, nem sei quanto tempo faz que não apareço por aqui.  ANOS NA VERDADE!
Bom, a minha "breve" volta (pois não sei se vou conseguir trazer muita coisa rs), é uma ideia que tive voltada para meu filho (5 anos), a ideia surgiu mediante a minha formação (agora oficialmente Pedagoga ebaaa) e também por causa da viagem. 

1) Vamos viajar em Janeiro para Pernambuco e não sei se iremos à Igreja lá, porque é bem distante. Como vamos passar um mês, pensei em fazer um livrinho para ele, contendo os temas/mês, escrituras e hinos, dessa forma não deixo a Primária tão distante dele. 

2) Minha formação em Pedagogia. Eu sempre quis ser uma mãe no capricho com os ensinos em casa, não está 100% aqui não ta bom?! Eu escrevi em um caderninho trocentas coisas que queria fazer com meus filhos e minha formação veio para somar à tudo que eu sempre quis fazer, me trazendo ainda conhecimento dos "por quês" de fazer "x" coisa, o que desenvolve, o que pode ajudar... Enfim rs Agora um conhecimento vasto sobre os pequenos. 

Tenho visto vários arquivos da Primária bem voltado para a liderança, que acho ótimo, é claro. Mas fiz o arquivo pensando na criança mesmo, para ela aprender e absorver melhor os conteúdos do ano. Percebam que tem "(   )" em todas as repartições de leitura, eu coloco para a criança fazer um::  


"checado" como diz meu filho (rs) Ele pode ser usado de algumas maneiras:
  • Caso a criança ainda não lê, o responsável ao lê por exemplo o tema do mês, pode pedir para a criança fazer um "checado" para ela saber que aquele tópico já foi lido.
  • Fiz os arquivos em letras "bastão" (tudo maiúsculo), para facilitar a leitura das crianças que estão no começo do processo de alfabetização. Caso elas consigam ler, mesmo com ajudinha, também fazer o checado
  • Para crianças maiores ou mesmo as que não leêm ainda, o checado pode ser feito ao decorar o tema e a escritura do mês e aprender a cantar o hino. Muitas crianças que não leêm nada irão ter facilidade em decorar, basta ter apoio.
  • No lugar do checado, pode ser um adesivinho tbm, ou desenho de uma bolinha, estrelinha, aí vcs decidem <3 

Essa semana eu consegui fazer apenas as capas e as folhas principais com as informações gerais do mês, mas o objetivo é ter as folhinhas para que eles preencham, com atividades ou informações, ainda vou definir melhor para fazer os próximos arquivos para completar o caderninho. Então se você quer fazer o caderninho, respira que eu vou trazer a parte II ainda.

ps: Salvem as imagens no pc de vocês, NÃO VOU ENVIAR POR E-MAIL! 



As capas podem ser editadas para colocar o nomes das crianças no espaço entre a escrita e o desenhos das crianças::: 






















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário - quem faz o blog: fica feliz =D
Quer entar em contato: nadiacristina.freitas@yahoo.com.br